ENTREVISTA COM DOMINGOS LOPES - Presidente do IEFP

04/03/2024

"PRO_MOV pretende requalificar 20 mil pessoas em Portugal"

Qual a importância estratégica decorrente da assinatura do protocolo de colaboração entre o IEFP e a APCC, que visa alavancar a iniciativa PRO_MOV junto das pessoas que trabalham no setor do retalho organizado?

O protocolo de colaboração celebrado entre a APCC e o IEFP, a SONAE, a SAP, a NESTLE, a ABRP e a CIP enquanto entidades responsáveis pelo Projeto PRO_MOV, visa alargar ao setor do retalho organizado e às empresas que o integram a possibilidade de aderir a esta metodologia de colaboração inovadora entre o Serviço Público de Emprego e Formação Profissional e as empresas no sentido de, garantindo a satisfação das necessidades de mão de obra qualificada destas, promover a concretização dos objetivos e missão do IEFP de integrar no mercado de trabalho os desempregados, nomeadamente os que se encontram nessa situação há mais tempo e que, por isso, correm maiores riscos de exclusão social.

Quais são os principais objetivos e metas que se pretende alcançar por meio deste programa nos planos do Reskilling e Upskilling, e concretamente através da assinatura deste protocolo?

O PRO_MOV by Reskilling 4 Employment é o programa nacional que se insere na iniciativa europeia R4E, concebido pela European Round Table for Industry (ERT), fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção da competitividade e a prosperidade na Europa, promovendo a formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho. O objetivo do R4E é requalificar 1 milhão de europeus até 2025. Em Portugal pretende-se a requalificação de 20 mil pessoas. O alargamento do Programa a este setor visa garantir a maior cobertura possível de todas as áreas setoriais, aumentando assim a as perspetivas de requalificação de todos os ativos empregados e a possibilidade de integração no mercado de trabalho dos desempregados.

De que forma é que a colaboração com a APCC, enquanto entidade representante do ecossistema do retalho organizado em Portugal, vem reforçar esta iniciativa?

Com a promoção da iniciativa e da atividade do PRO_MOV nos seus canais de comunicação oficiais, tais como website, redes sociais e outros meios disponíveis;

Apoiando as entidades promotoras do PRO_MOV no trabalho de angariação e integração de novos parceiros para enquadrar formandos na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho; 

Colaborando na implementação de atividades, eventos e iniciativas, que se revelem apropriadas à prossecução dos objetivos do PRO_MOV.

Quais são as expectativas em relação a resultados e impactos que a requalificação profissional pode ter, tanto para as pessoas, quanto para o tecido empresarial empregador que desenvolve a atividade no comércio e serviços?

A aposta na qualificação é indispensável para a afirmação de uma estratégia sustentável de crescimento económico e de coesão social, assumindo a formação ao longo da vida um papel essencial na manutenção e melhoria das condições de empregabilidade dos ativos e no desenvolvimento e competitividade da economia. 

Esta aposta exige uma mobilização alargada da sociedade portuguesa, assumindo particular relevância a formação no ajustamento das qualificações às exigências emergentes no mercado de trabalho, onde surgem novos empregos e/ou empregos com necessidades de novas competências profissionais, num contexto cada vez mais global e competitivo.

Para o efeito, o estabelecimento de parcerias com entidades e empresas de referência nacional e internacional contribui para gerar sinergias que favoreçam uma resposta mais adequada às exigências das pessoas e das organizações, partilhando o conhecimento especializado em determinadas áreas de atividade, potenciando uma maior eficácia e eficiência nas trajetórias de aprendizagem ao longo da vida e respondendo aos desafios do mercado de trabalho e de novas competências.

Nesta perspetiva, o setor do comércio e serviços, pela dimensão de emprego que mobiliza e pelo peso que tem na atividade económica, não poderia ficar alheio a este desígnio.

Canal Apcc
Mais Vídeos
Agenda
26 a 28 de junho de 2024
18º Congresso Internacional de Shopping Centers - ABRASCE
Expo Center Norte, São Paulo
Mais Eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: